Apostila do Curso Virtual para o RNTRC
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Vale ressaltar que a comunicação entre o caminhão e a central de
monitoramento de frota é realizada através de códigos chamados de
macros predefinidas, para impedir que criminosos possam entender o
conteúdo das mensagens e para facilitar o entendimento entre as
partes. As macros permitem obter as seguintes informações dos
motoristas, por exemplo: início da viagem, parada para abastecimento,
parada para refeição, parada para dormir e parada para entrega da
carga.
3.1 Localização do veículo por meio de satélite
O GPS (do Inglês, Sistema de Posicionamento Global), permite
que o veículo obtenha sua localização em qualquer local do globo
terrestre. Para isto utiliza outros tipos de satélites para calcular sua
posição na superfície da Terra. Após este cálculo, o sistema pode
transmitir os dados do caminhão para a central de monitoramento, que
acompanham o deslocamento da frota.
4. Equipamentos de auxílio à gestão do veículo
Outro equipamento de tecnologia embarcada de destaque é o
computador de bordo. Ele possibilita que o motorista possa saber, em
tempo real, o funcionamento de vários componentes do veículo: se as
portas estão abertas ou fechadas, se a carreta está engatada ou
desengatada, se o motor está ligado ou não, a temperatura no baú,
entre outros. O computador de bordo pode avisar também o motorista
quando a velocidade é excedida, quando há alguma porta do baú aberta
sem a autorização da empresa, variações de temperatura, entre outros.
O computador de bordo permite também que o dono do caminhão
possa controlar o desempenho dos seus caminhões pelo modo de dirigir
do motorista, já que registra informações como a utilização correta da
embreagem e dos freios, as velocidades média e máxima atingidas e
indicadores que avisem sobre o momento certo de realizar a
manutenção preventiva dos caminhões.
Assim, além de auxiliar o motorista numa condução mais eficiente
e segura, o computador de bordo permite que o dono do caminhão
possa saber o seu modo de dirigir, podendo até premiar os motoristas
mais responsáveis e competentes.
Ao final da viagem, o motorista ou a empresa pode extrair um
relatório final contendo dados e compará-los com as informações das
viagens anteriores. Os dados fornecidos pelos computadores de bordo
mais atuais são:
• Consumo de combustível;
• Tempo da viagem nas faixas de rotações do motor;