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Apostila do Curso Virtual para o RNTRC
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2. Regras para a prática da Condução Econômica
A partir de agora vamos aprender algumas dicas de como
conseguir o melhor rendimento do veículo, com o menor consumo de
recursos.
2.1 Dirigir com previsão
Dirigir com previsão é um dos principais pontos para economizar
combustível e preservar o veículo. Uma das atitudes de guiar com
previsão é não frear nem acelerar desnecessariamente.
A aplicação desta regra permite tomar providências para
economizar combustível, poupar os freios, a embreagem e,
principalmente, tornar a condução do veículo muito mais segura.
Ao se aproximar de um declive, o motorista pode retirar
antecipadamente o pé do acelerador e deixar o veículo rolar até o início
da descida. Poupa-se combustível até começar a descida e freios
durante a descida.
2.2 Operar na faixa ideal de operação
O motor tem mais força e consome menos combustível quando
trabalha em rotações médias, entre 1000 e 1500 giros. É a chamada
Faixa de Torque do motor que aparece nos veículos com tacômetro
(conta-giros).
A aplicação desta regra possibilita o trabalho do motor dentro do
regime ideal pelo máximo tempo possível, economizando, assim,
rotações do motor e combustível. Utilizando o conta-giros a economia
de combustível tem um efeito direto.
2.3 Sempre que possível pular marchas
O objetivo de “pular marchas” é reduzir o número de mudanças
de marchas durante a operação. A redução do número de mudanças de
marcha poupa os componentes do sistema de embreagem e também
componentes da caixa de mudanças, tais como, anéis sincronizadores,
garfos, luvas e corpos de engate.
2.4 Não acelerar durante a troca de marchas
A aplicação destes procedimentos em veículos equipados com
caixas de mudanças sincronizadas não é recomendada devido aos
gastos desnecessários que eles acarretam. Reduz-se praticamente pela
metade a vida útil dos componentes da embreagem e da caixa de
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