Apostila do Curso Virtual para o RNTRC
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câmbio, aumenta o consumo de combustível e o desgaste físico do
motorista.
2.5 Aproveitar a inércia do veículo
Na aplicação dos conceitos da Condução Econômica a
aceleração (aumento de velocidade), deve ser feita de forma lenta e
gradual, pois a tentativa de alcançar velocidades maiores em pouco
tempo implica um aumento no consumo de combustível sem o
proporcional aumento na velocidade. Além disto, prestar atenção nas
forças de atrito contra o ar e na pista, como as figuras ilustram.
2.6 Utilizar corretamente os freios
A utilização racional dos sistemas de freios (freio motor,
retardador, freio de serviço), é um procedimento que influencia bastante
na determinação da vida útil dos tambores, lonas, válvulas de freio,
suspensão e pneus. Mais importante que a economia possível, é a
manutenção dos níveis de segurança através da correta utilização dos
freios.
2.7 Trafegar somente com o veículo engrenado
Em hipótese alguma o veículo deverá trafegar desengrenado,
principalmente nos trechos em declive, pelos seguintes motivos:
Por razões óbvias de segurança e de ordem legal;
Na operação em declives, sendo o motor impulsionado pela
transmissão e o acelerador não acionado, o consumo de
combustível é nulo.
2.8 Manter os pneus calibrados
A segurança e desempenho do veículo dependem do estado dos
pneus, razão pela qual eles devem ser inspecionados diariamente. Os
pneus sem câmara oferecem vantagens adicionais em relação aos
pneus com câmara, tais como: redução de peso, maior segurança,
Cuidado, a aplicação prolongada do freio de serviço provoca
superaquecimento das lonas e pastilhas. O superaquecimento
altera e danifica as lonas, pastilhas e tambores de freio,
podendo até causar incêndio no caminhão.