Apostila do Curso Virtual para o RNTRC
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maior facilidade de balanceamento das rodas, melhor centragem do aro
e melhor estabilidade do veículo.
A pressão de inflação deve ser comprovada com os pneus frios
pelo menos uma vez por semana. Após conduzir o veículo por algum
tempo, os pneus se aquecem e, em conseqüência do calor, a pressão
de inflação se eleva.
Ao passar por obstáculos e desníveis abruptos no solo, ou se
necessitar subir em guias de calçadas, faça-o lenta e
perpendicularmente, pois impactos violentos com obstáculos dessa
natureza podem causar danos imperceptíveis aos pneus, capazes de
provocar acidentes futuros.
Não utilize pneus recauchutados nas rodas dianteiras. A utilização
de aros ou componentes quebrados, trincados, desgastados ou
enferrujados pode resultar em falha do conjunto e criar uma condição de
risco. A utilização de aros de roda recuperados não é recomendada em
hipótese alguma. Aros danificados devem ser imediatamente
substituídos, pois qualquer tentativa de recuperação pode alterar
totalmente suas características originais, afetando seriamente a
segurança do veículo e de seus ocupantes.
2.9 Acompanhar o desempenho do veículo
Através de acompanhamento do consumo de combustível pode-
se avaliar com precisão o desempenho do veículo, bem como da sua
operação. Este acompanhamento deve ser complementado com o da
manutenção preventiva do veículo, onde seja possível determinar a vida
útil do motor, da embreagem, anéis sincronizadores, lonas, pastilhas e
tambores de freio.
Conclusão
Alguns dos fatores que mais contribuem para o alto consumo de
combustível e de outros recursos e que podem ser evitados pelo
condutor são:
Altas rotações no motor;
Baixas rotações no motor com aceleração máxima;
Arrancadas violentas;
Uso incorreto dos freios;
Pneus descalibrados (baixa pressão);
Excesso de velocidade;
Excesso de peso (sobrecarga).