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Apostila do Curso Virtual para o RNTRC
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PESO BRUTO TOTAL COMBINADO (PBTC)
– peso máximo
transmitido ao pavimento pela combinação de um caminhão-
trator mais seu semi-reboque, ou do caminhão mais o seu
reboque ou reboques.
CAPACIDADE MÁXIMA DE TRAÇÃO (CMT)
– É o peso que a
unidade de tração é capaz de tracionar, indicado pelo
fabricante, com base em condições sobre suas limitações de
geração e multiplicação de momento de força e resistência dos
elementos que compõem a transmissão.
Não negligencie a legislação. Procure sempre planejar a ar-
rumação e a acomodação da carga no veículo levando em consideração
a Lei da Balança.
Semileves .................................. 3,5 t < PBT < 6 t
Leves ...................................…... 6 t < PBT < 10 t
Médios ....................................... 10 t < PBT < 15 t
Semipesados
Caminhão-chassi ............. PBT > 15 t e CMT < 45 t
Caminhão-trator ............. PBT > 15 t e PBTC < 40 t
Pesados
Caminhão-chassi ............ PBT > 15 t e CMT > 45 t
Caminhão-trator ............. PBT > 15 t e PBTC > 40 t
Conclusão
É importante para o transportador conhecer as especificações dos
veículos e a legislação existente relacionada às dimensões e carga
máxima permitidas para cada categoria de veículo existente. Tais fatos
influenciam na segurança e desempenho do veículo, além de afetarem a
qualidade e a conservação das vias que ele utiliza.
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