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Apostila do Curso Virtual para o RNTRC
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Assim, de uma forma mais simples, vemos que logística é a arte
de comprar, receber, armazenar, separar, expedir, transportar e
entregar o produto/serviço certo, na hora certa, no lugar certo, ao menor
custo possível.
Pela definição apresentada, vemos que a logística é a
responsável pela movimentação das mercadorias entre os pontos de
fornecimento e os pontos de consumo. Assim, para conseguir
movimentar e gerenciar as mercadorias é necessário realizar algumas
atividades. Alguns exemplos de atividades são: o transporte, os pedidos,
o estoque, a armazenagem de produtos, a embalagem etc.
2. Nível de Serviço Logístico
Mas isso não é tudo. A logística preocupa-se também em servir o
consumidor de acordo com suas necessidades e com qualidade na
prestação dos serviços. Então, torna-se fundamental oferecer serviços
logísticos de qualidade. Como isso pode ser feito?
ATRAVÉS DE UMA BOA GESTÃO DOS FLUXOS DE
MOVIMENTAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS!
A qualidade do gerenciamento dos fluxos de bens e serviços
define o que se entende por NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO.
Há três fatores fundamentais para identificar o nível de serviço
logístico ao cliente:
• Disponibilidade;
• Desempenho;
• Confiabilidade.
a) DISPONIBILIDADE
É a capacidade da empresa de ter o produto em estoque
(disponível) no exato momento em que ele é desejado pelo cliente.
Como exemplo podemos citar duas empresas que vendem o mesmo
produto. A empresa “A” tem o produto disponível quando o cliente o
procura em 95% dos casos. Já a empresa “B” consegue ter o produto
pronto para ser vendido ao cliente em 67% dos casos. Pergunta-se: qual
empresa tem o melhor serviço logístico ao cliente neste exemplo? A
resposta, evidentemente, é a empresa “A”, pois ela consegue atender
quase a totalidade dos seus clientes.
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