Apostila do Curso Virtual para o RNTRC
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PRODUTOS
SERVIÇOS
Tangíveis (materiais)
Intangíveis (não materiais)
Podem ser estocados
Não podem ser estocados
Podem ser transportados
Não podem ser transportados
Produzidos antecipadamente
Serviço e consumo são
simultâneos
Baixo contato com o cliente
Alto contato com o cliente
Qualidade nos bens é visível
Qualidade no consumo do bem
Diferença entre Produtos e Serviços Produto
Produto
Segundo o Minidicionário Aurélio (1993) o termo Produto pode ser
definido como o “conjunto de bens resultantes da atividade produtiva”,
ou seja, é o resultado concreto da atividade humana, do trabalho.
Serviço
Para MARINHO (2006), o serviço é algo não palpável, não
material. É a atividade que normalmente acontece entre alguém que
fornece o serviço (uma empresa ou um funcionário) e alguém que é
cliente e que precisa deste serviço.
3. Qualidade no atendimento ao cliente
Lembre que um cliente busca um profissional ou uma empresa se
ele tem alguma necessidade a ser atendida. No caso do transporte,
várias empresas oferecem produtos e prestam serviços com qualidade
aparentemente equivalentes.
Mas, por que o cliente escolhe uma determinada empresa?
Ora, a escolha entre as empresas que podem atender às suas
necessidades se dá a partir de vários aspectos, tais como: oferta de um
produto de qualidade, pontualidade na entrega, segurança no
transporte, compromisso, responsabilidade social, entre outros.
Nesse sentido, para garantir a satisfação do cliente, faz parte de
seu trabalho, como transportador, assegurar: